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Sobre a Defensoria
A Defensoria Pública do Estado do Acre é instituição essencial à
função jurisdicional do Estado à qual incumbe a orientação jurídica, a
promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e
coletivos dos necessitados e agrupamentos sociais em condição de
vulnerabilidade, em todos os graus de jurisdição.
Foi criada pela Constituição Federal de 1988 e regulamentada, em sede
infraconstitucional, pela Lei Complementar Federal nº 80/94, que define
o perfil da instituição e estabelece normas gerais a serem
complementadas pela legislação estadual. No Estado do Acre, a Defensoria
foi criada e regulamentada pela Lei Complementar Estadual nº 96, de 24
de julho de 2001. Posteriormente foi alterada pela Lei Complementar
n°158/2006. E por fim, modificada pela Lei Complementar 216/2010, a qual
dispõe sobre a sua Lei Orgânica.
A Defensoria Pública, apesar de ser uma instituição estadual, não é
vinculada ao governo. Sua autonomia é prevista pela Constituição Federal
e é uma garantia para que defensoras e defensores públicos possam
representar os direitos da população sem qualquer tipo de
constrangimento. Internamente, cada membro da Defensoria possui
independência funcional para seguir livremente sua convicção, em cada
caso em que atua.
Atualmente, há 44 defensoras e defensores públicos no Estado do Acre
A administração superior da instituição é conduzida pela Defensoria
Pública Geral – órgão dirigido por um Defensor ou Defensora nomeado/a
pelo/a Governador/a, a partir de uma lista tríplice formada pelas
pessoas que obtiverem mais votos em eleição com participação de toda a
carreira.
Seu principal órgão para tomada de decisões internas é o Conselho
Superior da Defensoria Pública, formado por 3 membros natos e 4 membros
eleitos diretamente pelos Defensores e Defensoras, com direito a palavra
e voto e 02 membros sem direito a voto.
Para ser Defensor/a Público/a do Estado é necessário ser bacharel em
Direito e aprovado/a em concurso público específico para atuar em todas
as áreas de atribuição da Defensoria.
Funções
Princípios
Objetivos
Missão
Promover a assistência jurídica integral e gratuita a todos os necessitados, prestando serviço público eficiente e eficaz.
Visão
Consolidar-se como Instituição de excelência, reconhecida e valorizada
por toda a sociedade como essencial ao sistema de justiça.
Valores
Legalidade, Impessoalidade e Moralidade: obedecer aos princípios
constitucionais regentes da Administração Pública, notadamente no que
concerne ao zelo pelo interesse público, pela probidade e pela
moralidade administrativas.
Eficiência e eficácia: prestar serviço em grau de excelência à
população, buscando cumprir os objetivos institucionais, de forma plena e
efetiva.
Transparência e Publicidade: praticar os atos com visibilidade, aprimorando os canais de comunicação e transparência.
Cooperação: trabalhar em equipe, compartilhando responsabilidades e resultados.
Ética: agir com integridade e higidez moral em todas as suas ações e relações institucionais.
Responsabilidade Socioambiental: adotar padrões de responsabilidade socioambiental nas ações cotidianas.
Inovação: permanente processo de reinvenção das rotinas de trabalho para otimizar os recursos disponíveis.
Modernização: adoção de modelos de gestão administrativos atuais para alcançar a missão institucional.
Cumprindo exigência do art. 5º, inciso LV, do texto constitucional, que determina que todos os envolvidos em processo criminal tem direito ao contraditório e ampla defesa, o Núcleo Criminal da Defensoria Pública do Estado do Acre, tem atribuição de praticar todos os atos necessários para garantir aos investigados e acusados em processos e procedimentos criminais em trâmite nos juízos do Estado do Acre, garantindo-lhes o exercício da ampla defesa, do contraditório e dos direitos e garantias previstos na Constituição da República, nas leis e nos tratados internacionais dos quais a República Federativa do Brasil é signatária.
O núcleo presta orientação jurídica a réus, pessoas condenadas e familiares, e promove a defesa, em matéria criminal, de todas as pessoas que estejam em condição de vulnerabilidade no âmbito de procedimentos policiais investigativos e processos judiciais, inclusive no que diz respeito à execução de penas ou medidas de segurança.
Esta atuação se dá em todos os juízos e graus de jurisdição no âmbito da Justiça Estadual, isto é, prestando assistência jurídica desde a audiência de custódia (em casos de prisão em flagrante), em todas as fases do processo penal, de execução penal, e inclusive, na fase recursal, no âmbito Tribunal de Justiça do Estado e Tribunais Superiores em Brasília.
A Defensoria Pública atua ainda na orientação e defesa, em matéria criminal, no âmbito da Justiça Militar Estadual em todos os graus de jurisdição desta.
Ainda, há atuação de um membro da Defensoria Pública criminal no Conselho Penitenciário do Estado, órgão de execução penal, responsável pela fiscalização da pena privativa de liberdade, com atribuições para fiscalizar presídios e emissão de parecer em casos de indulto e comutação de penas.
Os membros em atuação no núcleo criminal, também realizam atendimentos e adotam providências judiciais e administrativas em defesa de pessoas vítimas de crimes, como: violência doméstica, calúnia, difamação, injúria, e outros. E ainda, adota providências ao tomar ciência sobre ferimento a direitos humanos, não apenas de pessoas presas.
Destacam-se a atuação nas seguintes áreas: Tribunal do Júri, execução penal, juizados especiais criminais, execução penal e fiscalização de presídios, atuação em audiências de instrução criminal e no âmbito dos recursos ao Tribunal Estadual e Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.
Coordenador: Defensor Público Cássio de Holanda Tavares
Locais de Atendimento: Sede da Defensoria Pública em Rio Branco;
Email: [email protected]
Dias e horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h.
Para mais informações: (68) 3215-4185/ 32154186
O Núcleo da Cidadania tem por objetivo atuar de forma estratégica em demandas relacionadas à defesa dos direitos humanos de grupos em situação de vulnerabilidade, tais como população em situação de rua, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, mulher vítima de violência doméstica e familiar, consumidor, indígenas, populações tradicionais, questões que envolvam gênero e raça, dentre outras. São atendidos pelo núcleo demandas de caráter coletivo. Contudo, demandas individuais de grande repercussão social podem ser levadas ao seu conhecimento para que seja verificada a possibilidade e atuação em conjunto com os Defensores naturais do caso.
Coordenador: Defensor Público Celso Araújo Rodrigues
Endereço: Avenida Antônio da Rocha Viana, nº 3.057, Bairro Santa Quitéria – CEP: 69.918-700 – Rio Branco – AC.
E-mail: [email protected]
Dias e horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h.
Para mais informações: (68) 3215-4185/ 32154186
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A Defensoria Geral do Estado do Acre reuniu um conjunto de Leis, Normas e Decretos com o fito de auxiliar os Defensores Públicos do Acre.
“Compêndio é o nome que se dá a uma súmula dos conhecimentos relativos a uma dada área do saber, em forma de livro.”
Clique AQUI e baixe a sua versão da Legislação da DPE.
O Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública do Estado do Acre é órgão auxiliar da Defensoria Pública do Estado do Acre e tem suas atribuições delineadas no art. 11-A e seguintes da Lei Complementar Estadual nº 158/06.
De acordo com o mencionado diploma normativo, o CEJUR é responsável pela promoção e atualização profissional e o aperfeiçoamento técnico de integrantes Instituição; realização de cursos, conferências, seminários e outras atividades científicas relativas às áreas de atuação e às atribuições institucionais da Defensoria Pública do Estado; edição de revistas e publicações de conteúdo multidisciplinar visando à divulgação de estudos, artigos e pesquisas de interesse institucional; adquirir livros e revistas bem como manter intercâmbio entre com entidades congêneres, nacionais ou estrangeiras; organizar os serviços de documentação e informação jurídica, mantendo sempre atualizado serviço de informação legislativa e jurisprudencial; estabelecer convênios com entidades públicas e privadas visando o fortalecimento da instituição, nos limites da legislação em vigor; dentre outras atividades.
As atividades incumbidas ao CEJUR, contudo, não constituem um fim mais o meio, para alcançar um serviço público de qualidade, para melhor atender os/as destinatários/as da Defensoria Pública, concretizando assim a missão constitucional de acesso à justiça.
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2020
3º Relatório Quadrimestral
2019
2018
2017
2016
2015
licitações e adesões
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ANO - 2020
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ANO - 2017
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Liberação Financeira
RECEITAS DE REPASSE DO TESOURO ESTADUAL
Receita de Repasse do Tesouro Estadual - DPE 2015
Receita de Repasse do Tesouro Estadual - DPE 2016
Receita de Repasse do Tesouro Estadual - DPE 2017
Receita de Repasse do Tesouro Estadual - DPE 2018
Receita de Repasse do Tesouro Estadual - DPE 2019
Receita de Repasse do Tesouro Estadual - DPE 2020
Receita de Repasse do Tesouro Estadual - DPE 2021
RECEITAS DE HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA E RENDIMENTOS DO FUNDO ORÃÇAMENTÃRIO ESPECIAL-CENTRO DE ESTUDOS JURÍDICO-CEJUR
Receitas de Repasses - DPE - AC/2018
Receitas de Repasses - DPE - AC/2019
O que é a Ouvidoria?
Art. 105-A. A Ouvidoria-Geral é órgão auxiliar da Defensoria Pública do Estado, de promoção da qualidade dos serviços prestados pela Instituição. (Incluído pela Lei Complementar nº 132, de 2009). Em 2010, foi criada a Ouvidoria-Geral da DPE/AC, para receber sugestões da população e melhorar cada vez mais a atuação dos Defensores Públicos. A ouvidoria é um lugar onde pessoas e grupos podem apresentar sugestões, reclamações e pedidos sobre os serviços da Defensoria Pública para promover e ampliar o acesso à justiça à população.
O que faz a Ouvidoria?
Quem pode procurar a Ouvidoria?
Todas as pessoas que estejam sendo ou queiram ser atendidas pela Defensoria Pública. Este atendimento pode ser por meio de orientação sobre direitos, ações judiciais em andamento e procura por agendamento. Grupos e organizações da sociedade que queiram estabelecer diálogo, parcerias e defesa de interesses coletivos.
Equipe: Soleane de Souza Brasil Manchineri - Ouvidora-geral da DPE/AC
Meios de acesso Telefone: (68) 3228-3117.
Atendimento presencial, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, na Avenida Antônio da Rocha Viana, nº 3057, bairro Santa Quitéria, Sala 104.
E-mail: [email protected]
O canal direto com seus direitos!
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A Corregedoria-Geral é o órgão encarregado da orientação e fiscalização da atividade funcional e da conduta pública dos Defensores e dos Servidores da instituição, quanto à prestação de um atendimento de qualidade e ao cumprimento das obrigações funcionais previstas na Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado do Acre.
Corregedora-Geral: Dra. FENÍSIA ARAÚJO DA MOTA
Endereço: Av. Antônio da Rocha Viana, nº 3057 – Santa Quitéria, Rio Branco – AC, CEP: 69.918-700
Telefones: (068) 3224-3985 / 3228-4348 / 3228-3117 / 3215-4185 (Ramal IP 228/229).
E-mail: [email protected].com / [email protected]
RECURSOS HUMANOS
1. Defensores Públicos
2. Servidores
3. CECs
4. Projeção Salarial/Carreira
5. Lotação dos Defensores Públicos na Capital e Interior
6. Lista de Antiguidades
O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Acre é órgão da Administração Superior, com funções consultivas, normativas, disciplinares e decisórias, com sede em Rio Branco. É composto por membros natos: o Defensor Público-Geral (que também é o seu Presidente), o Subdefensor Público-Geral, o Corregedor-Geral e a Ouvidora-Geral e por 04 (quatro) membros estáveis na carreira e eleitos.
O Presidente da entidade de classe de maior representatividade dos membros da instituição possui assento e voz nas reuniões do referido órgão.
O Conselho realiza reuniões ordinárias bimestrais, podendo também, a requerimento da maioria de seus membros ou por convocação do Presidente, realizar reuniões extraordinárias.
DOS MEMBROS
Membros Natos
Defensora Pública-Geral e Presidente do Conselho: Dra. Simone Jaques de Azambuja Santiago
Subdefensora Pública-Geral: Dra. Roberta de Paula Caminha Melo
Corregedora-Geral: Dra. Fenísia Araújo da Mota
Ouvidora-Geral: Soleane de Souza Brasil Manchineri
Membros Eleitos
NÍVEL V
Titular: Dra. Juliana Caobianco Queiroz Mateus
Suplente:
NÍVEL IV
Titular: Dra. Fabíola Aguiar Rangel
Suplente:
NÍVEL III
Titular: Dr. Bruno José Vigato
Suplente:
NÍVEL II
Titular: Dr. Diego Victor Santos Oliveira
Suplente: Dra. Claúdia de Freitas Aguirre
Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Acre – ADPACRE: Dr. Rafael Figueiredo Pinto
Secretária do Conselho Superior: Sandy Reis Almeida
O Núcleo Cível da Defensoria Pública do Estado do Acre funciona na sede da capital. Promove a defesa dos interesses em questões de cunho patrimonial por meio da orientação e ajuizamento de demandas envolvendo pessoas físicas e jurídicas em condição de vulnerabilidade, desde que não haja núcleo especializado da Defensoria Pública na matéria. A atuação se dá no atendimento inicial, na elaboração de petições iniciais, e no acompanhamento do processo em todos os graus da Justiça Estadual, inclusive junto ao Tribunal de Justiça. Promove a solução extrajudicial dos litígios, visando a composição entre as pessoas em conflito de interesses, por meio de técnicas de mediação e conciliação, bem como realiza a coordenação dos subnúcleos especializados em Saúde Pública e Composição Extrajudicial de Conflitos. Atua ainda nas defesas administrativas.
O atendimento ao público realizado na sede ocorre de segunda à sexta, das 07:00 horas às 12:00 horas.
O atendimento ao público referente aos processos já ajuizados concentra-se nas respectivas Defensorias Especializadas, de segunda a sexta, no mesmo horário.
Coordenadora Cível: Defensora Pública Thaís Araújo de Sousa Oliveira
Email: [email protected]
Endereço: Avenida Antônio da Rocha Viana, nº 3.057, Bairro Santa Quitéria – CEP: 69.918-700 – Rio Branco – AC
Dias e horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h.
Para mais informações: (68) 3215-4185/ 32154186
No ano de 2017, a Defensoria Pública do Estado do Acre, por meio do Núcleo de Cidadania, lançou o projeto Casar é Legal, cujo objetivo é a realização de casamentos coletivos homoafetivos.
Casar é Legal é uma ação social gratuita àqueles que não possuem condições financeiras para custear o serviço. A primeira edição do projeto contou com 12 casais unidos pelo amor e justiça.
O projeto visa garantir a cidadania, resgatar a dignidade humana e ressaltar o combate à intolerância e ao preconceito a fim de enaltecer o princípio constitucional da isonomia, uma vez que a Constituição Federal veda qualquer tipo de discriminação, seja por origem, raça, sexo, cor, idade ou outras particularidades.
O projeto Defensoria Pública nas Universidades é uma iniciativa para levar ao conhecimento da comunidade acadêmica e da comunidade em geral, a importância da Defensoria Pública a partir de intervenções de membros e servidores da Defensoria Pública no espaço universitário. Por meio desta atividade pretende-se combater o desconhecimento da população e da comunidade acadêmica sobre a instituição , seu papel e suas atribuições institucionais, contribuindo para a educação em direitos.
Pretende-se ainda contribuir para o desenvolvimento dos acadêmicos de Direito, da comunidade em geral no exercício da cidadania, na contribuição social, jurídica e na formação dos futuros profissionais.
Idealizadora do Projeto: Defensora pública Roberta de Paula Caminho Melo
Autora do Projeto: Defensora pública Flávia de Oliveira Nascimento
No ano de 2017, a Defensoria Pública do Estado do Acre, por meio do Núcleo de Cidadania, lançou o projeto Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você, que consiste na promoção de divulgação de direitos, bem como atendimento jurídico a toda população, de acordo com a demanda e a necessidade de cada comunidade.
O objetivo do projeto é fortalecer os serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado do Acre aproximando a instituição da população, garantir a cada cidadão o acesso a serviços jurídicos gratuitos em parceria com outras instituições, oferecer os mais diversos serviços públicos, levar ao conhecimento de pessoas que residem nas comunidades mais carentes do município informações sobre os serviços da instituição, promover o real acesso à justiça e à cidadania.
A iniciativa do projeto visa levar defensores públicos e assessores jurídicos para atender as demandas da comunidade, com a finalidade de mobilizar e desenvolver ações de promoção de defesa, conscientizando quanto aos seus direitos e sobre o exercício da cidadania.
Nossa casa
Em 2021 a Defensoria Pública do Acre faz 20 anos – uma trajetória de descobertas, aprimoramento e, atualmente, de ajustes para vivermos este grande obstáculo imposto pela crise sanitária causada pela pandemia de covid-19. Tivemos que nos adequar a esta nova realidade, mas não podemos retroceder nos planos elaborados para fazer com que o serviço oferecido pela Defensoria continue avançando em direção à excelência.
Ao assumir como defensora-geral em janeiro deste ano, substituindo a colega Roberta Caminha, com a qual compartilho a gestão da Defensoria Pública há pouco mais de quatro anos, decidi ter como estratégia de ação a continuidade dos projetos de ampliação e estruturação das nossas unidades nos municípios e o fortalecimento dos projetos sociais que desenvolvemos, a fim de alcançar ainda mais a nossa população.
Com muito orgulho de integrar esta casa, olho para frente sem deixar de reverenciar toda a história da DPE que foi construída com a base sólida do respeito à própria instituição e ao que ela representa para toda a sociedade. Por este motivo, mantenho como meta intensificar a qualidade do atendimento, mesmo que hoje tenhamos que fazê-lo a distância, de forma remota. Baseada nisto, continuo a investir nas ferramentas tecnológicas para que este atendimento remoto tenha impacto positivo e mais pessoas possam ter acesso à Justiça e à Defensoria Pública.
Ao fechar este terceiro trimestre do ano, ressalto que cuido, ainda, de todos os requisitos para que nosso quadro de defensores, nossos servidores, assessores, estagiários e colaboradores possam se sentir à vontade e seguros no exercício de suas funções. A Defensoria Pública é nossa casa.
Neste ano, os desafios são grandes e exigem de nós coragem, ousadia e mais criatividade. A efetividade dos direitos é a nossa maior missão e meu trabalho consiste em ampliar esforços para dar continuidade às ações de fortalecimento da nossa Defensoria.
Sigamos avançando. Até a próxima.
Simone Jaques de Azambuja Santiago
Defensora pública geral do Estado do Acre
Antes de seguir para a agenda no interior do estado, o governador Gladson Cameli esteve na sede da Defensoria Pública do Acre na manhã desta quarta-feira, 23, onde foi recebido pela defensora-geral, Simone Santiago, e apresentado aos novos defensores e defensoras, empossados em 15 de março e que passam por um curso de formação específico antes de seguirem para os municípios onde atuarão.
O governador enfatizou a importância da nomeação e posse dos aprovados no concurso da Defensoria Pública como uma afirmação de valorização do servidor e da defesa do Estado de Direito com presença nos lugares mais distantes.
“Os municípios vão ser atendidos com a presença de um defensor. Vai ser diminuído o tempo de espera quando todo mundo se une em um propósito. O governador não faz nada só se não tiver uma equipe, um diálogo, um respeito pelas instituições. Vou lutar para ver uma Defensoria Pública fortalecida, com todo o poder de respaldo para que o nome ‘Defensoria Pública’ cumpra o que está na nossa constituição. Um governador não é aquele que vai ficar guiando, mas ele precisa criar as condições para termos uma defensoria cada vez mais presente perante a nossa sociedade”, pontuou Cameli.
Durante o encontro, Gladson Cameli fez questão de conhecer cada um dos novos defensores e defensoras e se informar a respeito do local onde ficarão lotados.
A defensora-geral, Simone Santiago, agradeceu pelo empenho e por todo o encaminhamento que o governador deu à sua equipe para que as nomeações fossem efetivadas. “Os defensores públicos se dirigem no início de abril para o interior do estado e já no dia 11 já estarão realizando seus atendimentos. Agora estão passando pelo curso de formação para conhecer melhor toda a estrutura da Defensoria Pública”, explica.
Participaram do encontro, a subdefensora-geral, Roberta Caminha: a corregedora-geral Fenísia Mota: a coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos, Juliana Marques; a coordenadora do Atendimento Cível, Thaís Araújo; a defensora pública Iacuty Aiache e os defensores públicos Fernando Morais, Gerson Boaventura, Luiz Gustavo Medeiros.
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