Notícias



Em continuidade ao projeto em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro, mais uma atividade foi promovida pela Defensoria Pública do Acre na manhã desta sexta-feira, 8, no Centro Cultural Lydia Hammes, no bairro Aeroporto Velho, reunindo em torno de 60 pessoas. A defensora-geral, Simone Santiago, a subdefensora-geral, Roberta Caminha, e o coordenador do Núcleo de Cidadania, Celso Araújo, recepcionaram os idosos e os parceiros da ação.
 

Idosas e idosos, associdados da Amirb, participaram da ação no Centro Cultural Lydia Hammes Foto: Golby Pullig

Homens e mulheres com idade entre 65 e 90 anos, que fazem parte da Associação Arte em Movimento do Idoso de Rio Branco (Amirb), tiveram acesso a atendimento jurídico oferecido tanto pela Defensoria Pública do Acre como pela Defensoria Pública da União. Para o defensor público da União no Acre, Matheus Alves do Nascimento, a ação é importante e aproxima ainda mais o usuário dos serviços oferecidos pelas instituições.

 

Raimunda Antunes, a Raimundinha, presidente da Amirb, destacou a importância de iniciativas como a desenvolvida pela Defensoria Pública Raimunda Antunes, a Raimundinha, presidente da Amirb, destacou a importância de iniciativas como a desenvolvida pela Defensoria Pública do Acre para os idosos, para o convívio entre eles, que estiveram especialmente isolados durante a pandemia, e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas a pessoas desta faixa etária. 

Representantes de instituições parceiras presentes ao evento em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa  Foto: Golby Pullig


Manoel Francisco Sacramento, de 90 anos, fez questão de participar do evento e, durante a roda de conversa, ressaltou que sua longevidade e a qualidade de vida dependeram das escolhas feitas durante a vida. “Me orgulho da minha história e do que construí”, disse. 

 

Durante a manhã, foram oferecidos, ainda, atendimento médico com clínico geral (Sesacre) e vacinação contra influenza covid-19, testes rápidos (Semsa). A psicológa Cleide Rebouças, do Departamento de Humanização da Sesacre, acompanhada de equipe de alunas de psicologia da Uninorte, promoveu roda de conversa com temática voltada para a saúde mental dos idosos e, ao final, o grupo de canto coral da Amirb se apresentou ao público.  O Centro Cultural Lydia Hammes foi cedido para a realização do evento pela Fundação Garibaldi Brasil (FGB)

Defensora-geral Simone Santiago conversa com idosas e idosos em ação  promovida pela DPE  nesta sexta-feira, 8 Foto: Golby Pullig

A defensora-geral, Simone Santiago, enfatizou a vocação da Defensoria Pública de estar próxima da população. “Para nós, ações como esta, em que levamos atendimento ao nosso usuário são de extrema relevância, principalmente após todo este período em que os idosos tiveram que ficar em casa, isolados por conta da pandemia. Agradeço, em nome da instituição, a todos dos parceiros que estão conosco neste projeto”, ressaltou.

Palestra e saúde

A programação continua no próximo dia 15, quando a DPE irá realizar atividade no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Sobral, com uma palestra sobre saúde da mulher proferida por Taimara Monnerat, enfermeira e assessora do Subnúcleo de Direitos Humanos 1, da Defensoria Pública, de 9h às 11h. No dia 22 de outubro a palestra, também no Cras Sobral, será dirigida às mulheres associadas à Amirb. 



CONFIRA NOSSA GALERIA DE IMAGENS