Notícias



A defensora pública geral do Estado, Simone Jaques de Azambuja Santiago, prestigiou, na manhã desta segunda-feira, 4, a solenidade de entrega da Unidade do Ministério Público do Acre (MPAC), no município de Plácido de Castro.
 

A Unidade Ministerial Francisco Matias de Souza, in memorian, possui mais de 318 m² de área construída e oferece melhores condições de trabalho e atendimento ao cidadão acreano.
 

Defensora-geral prestigia inauguração da Unidade Ministerial de Plácido de Castro. Foto: Felícia Lanay/Ascom DPE

“Tenho certeza que este espaço é fruto de muito trabalho e dedicação, parabenizo a todas e todos os envolvidos por mais esta conquista. Que estas melhorias possam fortalecer ainda mais os trabalhos e continuar garantido ao cidadão o acesso à justiça”, disse a defensora-geral, Simone Santiago.
 

Acompanhada do governador Gladson Cameli e do promotor de Justiça, José Lucivan Nery de Lima, que atua na Comarca de Plácido de Castro, a procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo, realizou a cerimônia de hasteamento das bandeiras, marcando o início da cerimônia. 
 

Em seu discurso, a procuradora-geral agradeceu a todos os que contribuíram para a construção da Unidade, além de prestar homenagens à família do homenageado.
 

“Esta inauguração marca a história da nossa instituição e, por isso, escolhemos dar o nome de um dos membros que também está marcado na nossa história (...)Toda vez que olharmos para esta promotoria, e todo benefício humano que ela traz à sociedade, iremos nos lembrar do Dr. Francisco Matias, e da atuação exemplar que ele dedicou ao Ministério Público. Que a família receba esta justa homenagem ao nosso saudoso membro”, disse.
 

“Aos que aqui ficaram para conduzir este trabalho, o meu desejo é que aproveitem as novas instalações e façam de forma exemplar, com a máxima dedicação, pois é isso que o cidadão merece receber do Ministério Público,” finalizou.
 

Prestigiaram o evento, o prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva, o presidente da Câmara, José Nunes, o corregedor-geral do MPAC, Celso Jerônimo, a procuradora-geral adjunta para assuntos institucionais, Jocely Evangelista, o procurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Sammy Barbosa, o secretário-geral do MPAC, Rodrigo Curty, a representante da Ordem do Advogados-seccional Acre (OAB/AC), Jéssica Suad, entre outras autoridades, servidores do MPAC, familiares do homenageado e comunidade em geral.

 

Homenageado in memorian

Francisco Matias de Souza nasceu no município de Brasileia, ingressou no MPAC no ano de 1984 como promotor de justiça, nomeado inicialmente para Comarca de Brasileia, atuou também no município de Sena Madureira, e depois promovido para trabalhar na capital. 
 

Em 1988 foi designado para representar o Ministério Público na Comarca de Xapuri, durante a investigação do caso Chico Mendes. Em 1994 foi promovido ao cargo de procurador de justiça e de 1995 a 1999 foi corregedor-geral da instituição. Em sua carreira recebeu vários elogios e reconhecimentos pelos relevantes trabalhos desenvolvidos, aposentando-se em dezembro do ano 2000. 
 

Francisco Matias de Souza, procurador de Justiça aposentado, faleceu em junho deste ano.



CONFIRA NOSSA GALERIA DE IMAGENS