Notícias



A defensora pública geral do Estado, Simone Jaques de Azambuja Santiago, prestigiou nesta segunda-feira, 9, a cerimônia de reinauguração da sede da Defensoria Pública da União em Rio Branco/AC. A solenidade foi marcada pela presença do defensor público geral federal, Daniel de Macedo Alves Pereira, em sua primeira visita ao Acre.

 

“O nosso assistido sairá daqui com a garantia que será acolhido em um espaço agradável, climatizado, com uma boa estrutura física, mas sobretudo acolhido com hospitalidade, empatia e a certeza do melhor empenho do defensor nas causas que aqui chegam”, disse o defensor público geral federal, Daniel de Macedo Alves Pereira. 

 

A Defensoria Pública da União no Acre (DPU/AC) que conta apenas com cinco defensores públicos federais, cinco servidores e onze terceirizados, atua em 14 dos 22 municípios do Estado.

 

Em seu discurso, o defensor público chefe da DPU no Acre, Matheus Alves do Nascimento, falou sobre a atuação e importância da instituição, além de ressaltar a busca de consolidação visando o fortalecimento do acesso à assistência jurídica e a garantia de direitos dos mais necessitados.

 

“Temos que buscar o fortalecimento da DPU para que mais pessoas em situação de vulnerabilidade possam ter os seus direitos assegurados. Com essa reinauguração passamos a ter um auditório para fazer eventos e receber os nossos assistidos, fazer capacitação dos nossos colaboradores. Também temos toda acessibilidade para pessoas com deficiência, para que possam ser melhores atendidos”, destacou.  

DPE prestigia reinauguração de Unidade da DPU em Rio Branco. Foto: Felícia Lanay/Ascom DPE

A defensora-geral parabenizou os colegas pelas melhorias realizadas na instituição e ressaltou o papel fundamental da instituição como essencial à função jurisdicional do Estado, e que tem como missão a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos dos necessitados. “Esta conquista fortalece ainda mais esta instituição que é um importante instrumento para a consolidação do Estado Democrático de Direito”, disse Simone Santiago.

 

A DPU atua nos graus e instâncias administrativas federais, ou seja, junto à Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Tribunais Superiores, e instâncias administrativas da União.

 

O evento de reinauguração contou com a presença, do governador Gladson Cameli, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Acre, Erick Venâncio, do superintendente Regional da Polícia Federal no Acre, Érico Barbosa Alves e da procuradora-chefe da União no Acre, Natalia Costa Aglantzakis.

Instituições parceiras  e membros da DPU. Foto: Felícia Lanay/Ascom DPE

Também prestigiaram, o defensor público chefe substituto, Ivan de Oliveira Santos Ferreira, os defensores públicos federais, Gabriel Arruda Araújo e Thiago Brasil de Matos, a defensora pública federal, Larissa de Souza Moisés, além de servidores, familiares e amigos dos membros da DPU. 

 

Após o descerramento da placa de reinauguração da sede foi realizada a visita pelas novas instalações da unidade.