Notícias

Evento virtual alusivo à data foi realizado na tarde desta terça-feira, 20



Equipamento público de gestão compartilhada entre os poderes Judiciário e Executivo, o Escritório Social é responsável por realizar acolhimento e encaminhamentos das pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares para as políticas públicas existentes. Na tarde desta terça-feira, ao comemorar cinco anos de implantação no Brasil, o Escritório Social lançou um aplicativo durante encontro virtual.


O primeiro Escritório Social do Brasil foi implantado a partir de uma parceria entre Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria de Justiça do Espírito Santo. No Acre, por meio de convênio entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o Conselho Nacional de Justiça, a Defensoria Pública do Estado (DPE), o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e o Ministério Público (MPAC), o Escritório Social foi inaugurado no dia 21 de janeiro deste ano no Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC).


O espaço será destinado ao atendimento social, psicológico e jurídico de egressos do sistema prisional. A Defensoria Pública do Acre irá contribuir, junto com os demais órgãos parceiros, para que este egresso seja incluído na sociedade, derrubando as barreiras que existem e que possam dificultar o acesso dele aos serviços jurídicos, de saúde e inclusão social.

 

A primeira versão do aplicativo Escritório Social Virtual reunirá serviços e informações direcionados a este público-alvo, oportunizando acesso a direitos e permitindo a construção de novas trajetórias pelo acesso a políticas públicas.